quarta-feira, 16 de setembro de 2015



RESUMO

Trata-se de documentário com um formato curioso, onde a cineasta Marie-Monique Robin procura informações no sitio de busca Google.com , ilustrando com cenas da vida real , fundamentada na pesquisa digital de informações disponíveis na Web , a confirmação de uma declaração um tanto quanto devastadora e preocupante. Ela acusa a gigante química MONSANTO , não só quanto a doenças que se propagam através da produção e aplicação de seus produtos nas mais variadas vertentes da produção de alimentos tanto vegetais como de origem animal, mas também seu maior intento de centralizar o domínio da produção de alimentos no mundo , através de produção de sementes cultuadas economicamente na tecnologia da transgenia.

Palavras Chaves: Monsanto, Transgenia, Sementes, Alimentos, Poluição

ABSTRACT

This is a documentary with a curious shape, where his filmmaker Marie-Monique Robin seeks information on the site search Google.com, illustrated with scenes from real life, based on the research of digital information available on the web, confirming a statement somewhat devastating and worrying. She accused the chemical giant Monsanto, not only as a disease that spread through the production and application of its products in various aspects of food production both plant and animal, but also its biggest attempt to centralize the field of production food in the world, through seed production economically worshiped in transgenic technology.

Key Words: Monsanto, Transgenia, Seeds, Food, Pollution


1. INTRODUÇÃO

O documentário destaca de forma preocupante como a chamada Revolução Verde ganha espaço e incentivos através da líder mundial na produção de OGM ( Organismos geneticamente modificados ) Monsanto, controladora da maior parte da produção de sementes de milho e soja geneticamente modificadas do mundo, concluindo e esclarecendo que os OGM’s não são menos maléficos à vida humana como o PCB ( Bifenil policlorado usado em tintas, adesivos, fluídos dielétricos, etc) , o Agente Laranja ( Desfolhante usado na Guerra do Vietnã ) , assim como o uso do herbicida mais vendido no mundo, o Roundup, e a famosa semente transgênica de soja “ROUNDUP READY, todos produzidos pela Multinacional.

2. MÉRITO

O Mundo Segundo a Monsanto colabora para aumentar a consciência da existência de uma séria ameaça à alimentação do seres humanos. Por um ângulo muito diferente , resgatando a história da Monsanto e da forma como ela se destaca politica, econômica e socialmente. Com foco específico em alimentos geneticamente modificados, a própria Monsanto se defende cientificamente que alimentos transgênicos são rigorosamente testados, procurando estabelecer a falsa verdade do uso da ciência transgênica a favor do ser humano. No entanto , em um resgate histórico , lembra-se do primeiro grande produto que a Monsanto lançou na década de 60, o agente laranja , utilizado como desfolhante na Guerra do Vietnã , que no intento a Monsanto afirmou que o Agente Laranja não era prejudicial aos seres humanos, , porém verificou-se anos mais tarde que os testes foram alterados de modo a chegar a uma conclusão específica que era a que os PCB (Bifenil policlorado ) existentes também no Agente Laranja foi altamente tóxico para os seres humanos e causou morte em massa, deficiência e doença nos vietnamita , bem como em soldados americanos , concluindo em defeitos muito graves em nascituros. A história ainda ficou pior quando autoridades identificaram a poluição por resíduos descartados pela Empresa em determinada cidade americana ( Anniston, AL - EUA ) levando muito cidadãos altas taxas do produto na corrente sanguínea, provocando o surgimento das mais variadas células cancerígenas.

Quando a Monsanto foi processada anos mais tarde , estabeleceu-se que eles sabiam que o PCB era extremamente prejudicial e mesmo com este conhecimento, continuaram a poluir e nada fizeram sobre isso, o que em documento secreto revelado interno, a ordem era para que a Monsanto não perdesse se quer um dólar em função destes assuntos, no entanto foi multada em US$ 700.000.000,00 , apenas uma fração dos intermináveis lucrados contabilizados, e nenhum dos diretores sofreram ações judiciais de responsabilidades sobre a devastação ecológica e morte de cidadão americanos.

O próximo produto alvo de inverdades científicas foi o Roundup, um herbicida que se tornou muito popular, pois foi vendido como orgânico e até mesmo " bom para a terra " . Mais tarde , foi estabelecido que Roundup não é orgânico em tudo e é de fato muito ruim para a terra. A Monsanto novamente omitiu dados cancerígenos do produto e mentiu quanto à suas indicações de beneficies na sua aplicação. Então veio o Posilac , seu primeiro produto geneticamente modificado, um hormônio de crescimento que foi injetado em vacas para fazê-las produzir mais leite, e mais uma vez a Monsanto apresentou estudos para mostrar que não era prejudicial para as vacas ou os seres humanos , e como sempre , estava se tornando comum nas pesquisas contra os produtos da Monsanto, verificou-se que os testes foram manipulados , a aplicação do hormônio colaborava para proliferação de doenças inflamatórias nas mamas das vacas que exigiam altas cargas de antibióticos no animal contaminando o leite extraído, concluindo então que a Monsanto mentiu. 

Coloca-se em destaque o termo “portas giratórias” da Monsanto, onde pessoas que ora trabalhavam na Empresa passaram a trabalhar para o governo ( Agências reguladoras ) e vice- versa, tal como um dos advogados da Monsanto que elaborou uma política de regulação de produtos da Monsanto , logo tornou-se o assessor de política para a FDA ( Food and Drug Adminsitration ). Assim, a política do governo dos EUA sobre os OGM acabou parecendo muito com o que o advogado tinha elaborado para Monsanto. Investigações comprovaram também relação de subornos à altos funcionários do governo e perseguição àqueles, em especial da comunidade científica , para que não evidenciassem os problemas latentes nos produtos da Monsanto.

Com o domínio da produção de sementes geneticamente modificadas que prometem resistência à herbicidas, em evidência a semente de soja ROUNDUP READY”, resistente ao próprio herbicida Roundup, sua dominação aos pequenos produtores os faz dizimá-los e explorá-los pela condição de patente requerida de exclusividade da multinacional que não permite a produção local das sementes , senão aquelas por ela autorizadas, majorando em até 4 (quatro) vezes o preço em relação a semente pura. 

Em um contexto mais abrangente e econômico, a Monsanto torna-se proprietária da soja, e de todos os alimentos geneticamente modificados por ela em um complexo limiar de propriedade absoluta dos alimentos consumidos ou utilizados para outros alimentos processados por cerca de 95% da população mundial, seja por domínio tecnológico, econômico ou ameaças diferidas veladamente, tal como o problema da produção de milho no México, cujas plantações possuem mais de 150 ( cento e cinqüenta ) espécies diferentes originais, e estão sendo contaminadas pelo milho transgênico pela própria proliferação da vida vegetal, onde um milho transgênico, se consolida como uma planta que espalha seu polén e germina com outra, gerando, o que cientistas dizem de verdadeiras plantas monstros que contaminam as plantas originais, obrigando como única saída a plantação inicial da semente transgênica após dizimar todas as espécies puras existentes.

Enfim, muito longe de apenas uma famigerada “Teoria da Conspiração” , os fatos apresentados são verdades comprovadas cientificamente que levam ao entendimento de uma plano de Privação da Soberania Alimentar dos povos, com atos de concentração tecnológica e econômica na produção de alimentos no mundo pela Monsanto, quiça, com apoio do Governo Norte-americano, que sempre apoiou com medidas irrisórias a regulação da Monsanto e suas tecnologias.

Segundo os crédito finais do documentário, a Monsanto , ora procurada para compor dados ao documentário não quis se manifestar.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Em um contexto geral da economia, bens de capital, bens duráveis e bens de consumo promovem a ciranda do mercado econômico, mas nenhum merece tanta atenção quanto os alimentos que sustentam a vida humana no planeta. Não é atoa que grande parte das Indústrias de produtos diversos à alimentos, possuem investimentos em algum ramo de produção alimentar, tal como as indústrias do tabaco, que segundo o Ministério da Saúde em recente pesquisa divulgada, mostrou que essas indústrias sentiram o encolhimento do consumo de seus produtos nos últimos 20 anos em 42%, e estas mesmas hoje são as maiores acionistas em industrias de alimentos, quando não são sócias majoritárias e controladoras. O alimento é a base da saúde humana, é um bem de primeira necessidade que nunca cessará de ser consumido. É através da alimentação, inclusive, que se consegue combater e prevenir várias doenças que assolam a humanidade, tal como o sal de cozinha que acrescido com pequenas doses de iodo previnem problemas na Tireóide e outras doenças como a surdez, retardo mental, abortos prematuros, bócio e cretinismo, pois não há possibilidade de ministrar doses de iodo regulares à população, mas o sal, enquanto alimento é consumido praticamente todos os dias. Assim conclui-se que as indústrias de alimentos sempre estarão em evidencia no mercado, e como quase todo o rol de produtos consumíveis pelos humanos tem marco inicial na produção vegetal, a agricultura toma seu espaço prioritário na cadeia de produção, pois até mesmo na alimentação de rebanhos bovinos, ovinos, suínos, peixes ( cativeiro ) e aves possuem a base vegetal em sua composição. 

Já é fato e notório que a população mundial vem aumentando, assim como a expectativa de vida do ser humano, e com isso será cada vez mais necessário possuir alimentos para todo este manancial humano, e não é por acaso, mais uma vez que a alimentação vem apresentando interesses econômicos muito maiores daqueles de 20 a 30 anos atrás, e neste contexto, grandes conglomerados estão procurando deter o domínio na produção alimentar do mundo, seja na base ( agricultura ) ou no processamento ( indústria ), no entanto é na base que está todo o problema, pois lá está a matéria prima para a indústria processadora, e aquele que deter o domínio sobre a matéria prima, deterá o domínio econômico da alimentação. Mas não é somente dominando grandes áreas cultivadas que se deterá o domínio da alimentação, deve-se ir mais além, é lá, no domínio da semente, no domínio da germinação da planta que está a “raiz da alimentação”.

A Monsanto, empresa “vilã” do documentário apresentado age por aí, age na tecnologia de produção de base, age na semente, na raiz da alimentação, provocando grande produtividade ( Herbicidas e Sementes transgênicas resistentes ao próprio herbicida produzido ) , seguida de exploração econômica ( Detenção de Direito e Propriedade Intelectual sobre o Produto com valores de venda muito superiores aos modos comuns e originais de produção ) e apropriação da vida humana, pois uma vez dominando a semente, domina-se a vida;

"Quando recolocamos o nosso ser no nosso querer, e este no impulso que ele prolonga, compreendemos, sentimos 
que a realidade é um perpétuo crescer, uma criação que continua sem fim. A nossa vontade já fez esse milagre." 
(Henri Bergson)

E assim podemos concluir:

Será que a própria produção da vida, nos levará a morte?

4. BIBLIOGRAFIA 

Documentário: O Mundo Segundo a Monsanto (Art France – Produção The National Film Board Canada and Wdr) dirigido por Marie-Monique Robin, 2008 – disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=gE_yIfkR88M> Acesso em 23 out 2013.










<http://www.monsanto.com.br/monsanto/brasil/newsletter/geral/05_2009Julho/artigo.asp> Acesso em: 10 out 2013(*)

<http://www.monsanto.com.br> Acesso em: 07 out 2013(*)

(*) todos os sites web acessados foram fonte tão somente de consultas

0 comentários:

Postar um comentário